Terça-feira, 28 de Outubro de 2008

DEBULHAR O MILHO

 

Chegou a altura do ano em que o agricultor recolhe dos campos o que semeou à largos meses e do qual com muito trabalho e carinho o tratou. Agora é tempo de bonança e finalmente ver o fruto do seu trabalho ser recompensado para alem de um grande sorriso estampado na cara de todos.

 

Por entre as varias culturas como são exemplos a batata, o centeio, as uvas entre muitas outras, temos também de dedicar o milho como sendo uma das culturas essenciais ao agricultor.

 

 

Estendido nas varandas e como as fotos documentam nos terraços o milho vai assim absorvendo os raios de sol para que fique bem seco. Quando bem seco é altura de o "debulhar". Tradicionalmente esta debulha era feita com uma enxada e para aqueles que ainda se lembram este ritual era também ele uma festa e realizado pela noite dentro.

 

Hoje em dia embora a debulhadora seja manual, é certamente muito mais eficaz, sendo que o que literalmente levava uma família a fazer numas noites é agora feito só por uma pessoa.

 

 

No final o mesmo é espalhado no terraço para não só secar ainda melhor, como para ser limpo daqueles flocos brancos que o acompanham. Um balde e uma bacia assim como uma ligeira brisa de vento são o suficiente para assim limpar o milho dos irritantes flocos brancos.

 

 

O milho como é do conhecimento geral, é uma cultura bastante importante. Em Castelões também não foge a essa regra. A sua utilização tem bastantes fins desde ração para animais ate ao fabrico de pão caseiro (broa) só para nomear alguns. Assim sendo o mesmo faz parte das culturas principais da aldeia juntamente com a batata e o centeio.

 

Não me gostaria de despedir sem agradecer as duas senhoras que se prontificaram a servir de modelos a quando questionados pelo blogue de Castelões se gostariam de participar. Para elas ficam aqui os nosso sinceros agradecimentos e a dedicatória do post de hoje. As fotos foram tiradas no terraço do Monteiro na rua do Campo em frente ao largo do poço já bem no inicio da rua da Santa Barbara.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:11

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De J. Pereira a 28 de Outubro de 2008 às 09:48
Grandes serões se faziam com as "debulhadas" e grandes brincadeiras, mas estas "modernices" das máquinas estragaram tudo.
Belo trabalho.
De Anónimo a 28 de Outubro de 2008 às 13:11

Com que então as Modernices estragaram tudo?!!!


Isto é só "alcaéda" (malandrice) neste Blog

O Joe dá o «bitaite», assim de mansinho . ....MILHO.......«boa como o milho»....«grão a grão»........«peneiras»..........serões........e toca a debulhar!...........



Seus mafarricos!


(Hoje vai anónimo... com schrödinger de fora))

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS