Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

PLANTAS MEDICINAIS

 

Um pouco por toda  a região do Alto-Tâmega crescem muitas plantas que com o devido tempo foram servindo para curar de tudo um pouco. Não é da lembrança de todos mas concerteza muitos dos nossos conterrâneos se lembram do tempo em que as estradas eram uma miragem e os doutores poucos.

 

Um doente tinha de ser transportado a cavalo de um animal (burro ou cavalo) e fazer o trajecto ate Chaves à procura de um doutor que pudesse receitar algo para diminuir o sofrimento. Só quem passou por elas é que nos poderia documentar tais viagens, já que o que hoje é feito em mais ou menos 15 minutinhos de carro era então na altura feito em longas horas.

 

Assim sendo as plantas medicinais tinham a sua relativa importância, já que muitas delas aliviavam os sintomas de dor e sofrimento bastando para isso fazer um chá bem quente. Plantas como a cidreira, tília, Madragoa entre muitas outras serviam precisamente para esse fim.

 

Muitos dos conterrâneos ainda hoje têm essas plantas algures pelos seus eirados como esta foto que foi tirada na encosta do Alto documenta. Sempre que a necessidade obriga, ninguém hesita em fazer o chazinho para assim se sentirem melhor e resistir as doenças que infelizmente nos apoquentam. 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:14

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS