Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008

SÃO MARTINHO

 

   

"No dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho" É assim que nos brinda o velhinho ditado Português neste dia em que a sardinha e as castanhas assadas são "o pão nosso de cada dia".

 

Em Castelões a celebração também tem o seu ritual. Acompanhando a bela castanha temos de ter a tradicional pinguinha para fazer jus ao ditado. Muitos são os que abrem os seus "pipos" ou "túneis" dependendo em muito o consumo de cada casa neste dia para provar a nova colheita.

 

Os Assadores saem finalmente do seu aposento e com um fogo com uma imensa chama, deitam-se umas belas castanhas dentro. Durante a operação de assar as mesmas à quem não resista e tente ser um guloso metendo a mão dentro do assador para roubar um "bilhó".

 

No fundo a celebração tem o seu desenrolar com os frutos da época e que só nos acompanham durante um curto período de tempo, mas que não deixam se ser símbolos da nossa região Transmontana.

 

Hoje ficamos por aqui desejando que tenham todos um óptimo São Martinho com muitas castanhas, sardinhas e claro aquela pinguinha. Aproveito para agradecer ao Carlos Catarino que se prontificou para tirar esta foto na Eira do Forno em frente à sua casa.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 14:10

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS