Sábado, 22 de Novembro de 2008

RUA DOS CALDEIREIROS

 

Hoje vamos dar um saltinho à rua dos Caldeireiros. Rua pacata e infelizmente com poucos moradores a rua dos Caldeireiros é tão somente uma rua que exibe características únicas na aldeia e que revelaremos em detalhe.

 

 

A rua tem o seu inicio aqui mesmo na esquina da rua do campo, uns poucos metros acima do nosso belo cruzeiro e da taberna.

 

A mesma é dotada de um rego de agua que serve o regadio de vários poços e minas como são o poço de Blortiga e Vale Castanheiro. O rego nesta foto passa por baixo do pavimento da esquerda para a direita e vai desaguar mesmo em frente da fonte do cruzeiro.

 

 

Nesta foto podemos observar o rego do lado direito encostado a um alto muro que separa a rua da eira do campo. Mais à frente é visível a entrada do pequeno aqueduto que transporta a agua ate à fonte.

 

 

Nesta foto podemos ver a rua quase na sua totalidade. Munida com casas somente do seu lado direito e maioritariamente em granito quase ate ao seu final da área a qual chamamos o Chastre. Do lado esquerdo temos o que julgo ser o muro em granito mais alto construído na aldeia.

 

Não sabemos ao certo quem deu o nome à rua e se alguém tiver essa informação o favor de nos facultar a mesma na área de comentários ou então se assim preferirem via e-mail. A verdade é que para quem à primeira vista vê o nome da rua pensa que nela estão instalados varias oficinas de reparos em metal. Nada mais longe da verdade já que da minha lembrança e de alguns conterrâneos aos quais inquiri nunca na rua existiu tal coisa. Fica então aqui o enigma de saber qual a razão de tal nome o que só por si significa pesquisar o passado e encontrar a resposta tal e qual os detectives o fazem.

 

 

Mais à frente podemos encontrar mais um local único da aldeia. Uma casa que se sobrepõe à rua. Embora esta casa não seja exemplo único por entre as aldeias do conselho é certamente o único caso em Castelões.
 

 

Vista nesta foto em mais detalhe, é possível ver que inicialmente a construção em granito apenas se limitava a circunscrever a rua e mais tarde já com a ajuda do betão, a varanda assim como um possível quarto foram adicionados sobre a rua.

 

Visível na foto é também o importante rego do sistema de regadio e do qual já destacamos, que passa bem junto das casas vindo do Chastre que é o local aonde as aguas de vários poços se podem cruzar tal uma auto-estrada.

 

Rua dos Caldeireiros em Castelões tem assim as suas características próprias e únicas e que hoje é infelizmente habitada por um numero reduzido de habitantes o que para tal talvez  tenha contribuindo o facto de só ser possível a construção de habitações de um lado. Fica também o repto para os curiosos em tentar descobrir o porque do nome e quem o terá sugerido.

 

Desejos de um óptimo fim de semana  para todos, e contem novamente connosco para mais fotos e historias nos dias que se seguem.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:11

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS