Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008

À ESPERA DA NOVENA

 

É pelas tantas da tarde que em frente ao forno se começam a congregar as senhoras. Um movimento que se torna num ritual diário esperando o tocar do sino para dar inicio à novena.

  

O alpendre vai assim servindo as pessoas para estas estarem protegidas do clima que agora esta muito quente de Verão ou muito frio e chuvoso de Inverno.

 

 

A fé hoje em dia em Castelões ainda move as pessoas, e cada tocar de sino ao entardecer faz com que todos parem por uns poucos minutos e dediquem algumas orações em especial para aqueles que já partiram, mas que continuam sempre vivos entre nos.

 

A novena que é rezada pelo António (da Mélia) e trás assim uma paz interior as pessoas, um rejuvenescer diário que ajuda o árduo dia-a-dia e que ate faz esquecer momentos mais difíceis e conturbados assim como o isolamento e porque não a solidão de muitas pessoas.

 

 

"Ai vai o Tónio" dizem elas com um simples sorriso arrancado pelo António que passa em frente ao forno num passo bastante apressado. "Hoje estou um pouquinho atrasado" vai dizendo acenando com as suas mãos aos presentes.

 

Minutos mais tarde "pica" o sino, que é o sinal inequívoco que a novena esta prestes a começar e uma de cada vez as senhoras vão-se levantando e lentamente vão descendo pela rua rumo à Igreja de São Pedro desaparecendo de vista ao virar da esquina. Mais um entardecer em Castelões, mais uma novena. 

 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:25

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS