Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2008

UMA CASA NA SAPEIRA

 

 Cheia de vida em anos passados, esta bela casa com um granito muito bem esculpido, vive os seus dias sem o aconchego da vida humana. O Adolfo e família resolveram construir uma casa nova e deixar esta semi- abandonada no fundo da rua direita ou se preferirem na área designada de Sapeira.

 

 No entanto não deixa de ser um exemplar que fascina, já que são bastantes os detalhes de qualidade. Em primeiro e como já referido o granito é de qualidade e bem talhado. O exemplo mais expressivo é sem margens para dúvida a varanda com o granito a ser cortado em arco duplo (porque que são duas pecas) e posto em intervalos iguais. Posteriormente a varanda foi revestida com madeira que na altura da sua construção seria um material barato e disponível pelas "poulas".

 

 Um outro detalhe que me fascina e muito é o facto de a casa ter um granito bonito no rés-do-chão e andar e no último terço dá a ligeira impressão que faltou pedra. Muitas serão as possibilidades do porque um granito em tão pequenas proporções em relação ao resto da casa, mas uma ideia seria o facto de ser mais leve para poder ser levantado tão alto. Uma outra seria que o Inverno estaria a aproximar-se e consequentemente não havia mais tempo e a casa teria de ter o tecto. Enfim fica no aqui o enigma (mais um) para os conterrâneos rebuscarem e tentar saber o porque.

 

 Mais tarde a adição da chaminé (mais um belo exemplar dos muitos que a aldeia exibe) foi adicionada. Digo isto já que a mesma é completamente em cimento e tijolo o que leva a crer foi edificada mais tarde.

 

 Por ultimo os buracos da parede lateral que certamente seriam para um coberto que hoje já não existe, alias esta parte da casa já ruiu e as silvas já conquistaram essa área.

 

 Mais um belo exemplar que infelizmente não esta habitado, mas que ainda assim dá mostras de uma casa construída com ambição e orientação ao detalhe. É pena mas a verdade é que as novas construções são bem mais aconchegadas e com o tempo iremos concerteza perder mais exemplares para a modernidade.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:35

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS