Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

TOPO DA EIRA DO FORNO

 

Esta é a parte da Eira do Forno mais distante desde a sua entrada e que ao primeiro olhar não parece muito convidativa, mas em tempos este recanto era um viveiro de actividades.

 

Para quem està lembrado aos Domingos realizava-se sempre um bailarico e as pessoas distraiam-se em ver os mais novos a dançar e namoricar. A aparelhagem era colocada nos degraus da escada e os discos (os velhinhos LP's) giravam entoando os seus belos sons.

 

Para os mais novos jogar à "màlha" era o entretenimento da ordem, servindo de màlha estava a porta por baixo das escadas. O subir, descer e inclusivamente saltar de escada para escada para tentar ludibriar quem defendia a màlha era uma constante e crianças eram na altura os raios de sol da aldeia.

 

Nestas escadas eram também muito populares os vários Leiloes que se realizavam durante o ano. Muitas foram as "Cacholas" assim como outros artefactos (geralmente fumeiro) que foram a leilão neste cantinho da Eira.

 

Este cantinho também já serviu para arraiais da festa da Senhora das Necessidades e muitas foram as filarmónicas que tocaram em cima de atrelados de tractores estacionados nesta área Mais tarde conjuntos fizeram as delícias dos mais novos por estas bandas antes de o arraial ser finalmente trasladado para o Santuário.

 

Já que falamos em festas, não será demais adicionar o facto de ser neste poste eléctrico visto na foto que a aparelhagem sonora ficava sempre instalada.

 

De notar também a videira do lado direito que sempre esteve presente no local e que literalmente era assaltada muito antes da altura das vindimas pelos jovens do qual me incluo.

 

 

Pelo lado posterior à Eira do Forno podemos ver a imponente Nogueira que esta situada na área do Castelo e que um dia também passara aqui pelo blogue mais em detalhe. Nesta foto temos a oportunidade de ver a sua enorme envergadura.

 

Hoje este cantinho da Eira não tem a vida que outrora suportava servindo para parque de estacionamento, garagem e outras demais actividades que não os bailaricos, arrais e leiloes que um dia orgulhosamente nos brindou.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:02

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS