Domingo, 22 de Fevereiro de 2009

A CALHEIA

 

 

A calheia é a área que está situada mais a poente da aldeia e tal como outras tem o seu encanto e esplendor próprio. Basta olhar à volta e muitos são os detalhes que daí poderemos tirar. 

 

Esta área era ate certa altura um local de eleição para a construção de palheiros. Felizmente muitas são as novas construções que já foram edificadas à volta junto à estrada e Rua Central.

 

Na foto podemos observar um dos vários palheiros que compõe o local. Com o seu telhado típico Transmontano de telha cerâmica de desenho único e muitas pedras a segurar os beirais não venha o vento e "levante" o mesmo. Este é um dos símbolos icónicos em termos de palheiros da região e claro está de Castelões.

 

Do lado direito podemos ver a estrada que faz ligação ao estadio do Monte Agudo. Infelizmente a mesma não esta dotada de nenhum tipo de piso, o que é pena já que existem vários moradores na rua. Esperamos que um dia a mesma possa ter um belo pavimento condizente com as novas construções que por ali proliferam.

 

Deixo agora uma pequena anedota sobre esta parte da aldeia.

Consta-se que antigamente vários eram os Espanhóis que trabalhavam nas "cavadas" do Douro. Como eram pobres e dinheiro era coisa rara pernoitavam em palheiros que encontravam pelo caminho até chegarem a casa.

 

Pois uma noite uma rusga de Espanhóis chegou a Castelões pela noite. Cansados e molhados da chuva intensa que caia assim como da longa caminhada resolveram ficar aqui na calheia num palheiro. Como na altura era situado praticamente fora da aldeia eles pensaram entre si que nem sequer dariam por eles e de manha cedinho partiriam para Espanha.

 

Como os palheiros estavam fechados à chave, resolveram então abrir um buraco pelo telhado para assim poderem entrar. Assim sendo o primeiro indivíduo tentou descer para dentro para ver se havia palha para se deitarem nela, mas como as mãos estavam molhadas e escorregadias, escorregou e caiu para dentro embatendo com as costelas num lagar de granito.
 
 

Entretanto o segundo Espanhol gritou para dentro dizendo "Manolo hay palha ai dentro". O Manolo contrubando-se com dores de ter caído com as costelas no lagar gritava "Hay, Hay Hay". Assim sendo o segundo Espanhol informou o resto do grupo que havia palha e disse: "Então se Hay palha mando-me já de cabeça". 

 

Fim

 

Pois bem amigos e conterrâneos ficamos hoje por aqui imaginando a cena que seria pela manha em Castelões com este grupo de Espanhóis.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:41

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
4 comentários:
De J. Pereira a 26 de Fevereiro de 2009 às 22:03
Amigo Luís. Calheia é uma palavra muito conhecida em Valdanta. Existe a clheia das adegas, a calheia do Corgo, a calheia da Candeza e talvez mais.
De Luís da Granginha a 26 de Fevereiro de 2009 às 22:28
Pois! Caleia das Adegas!
Vai ter de nos levar a essa! (Ó Beto &Cª, toca a reunir!).
Sabe-la toda!
.....

Amigo Zé,

Muito obrigado, pelo seu esclarecimento.
Passámos a tarde na pesca de ....Baleia, aliás, CALEIA.
Lemos que na região de Lisboa havia (ou há?) uma antiga quinta com esse nome; a palavra provém do apelido espanhol CALEYA, de origem toponímica; e também aparece como apelido de nome próprio (sobrenome) em Português.

Os Castelamunenses é que ainda não nos deram uma ajuda.

Saudações

Luís da Granginha
De Jose Goncalves a 28 de Fevereiro de 2009 às 02:12
Olá amigo Luis,

Infelizmente tenho estado algo adoentado o que levou a uma ausência perlongada.

Quanto à calheia e segundo pude apurar o nome surgiu do facto de estes palheiros estarem situados no que na altura seria muito longe do centro da aldeia e ao mesmo tempo estarem ligados por um caminho muito estreito que viria a ser denominado de caheia . Com o tempo o nome acabou por pegar e hoje ainda se chama à área a calheia .

Cumprimentos.
De Luís da Granginha a 23 de Fevereiro de 2009 às 22:24
Documental e espirituosa esta página.
Muito bem!
O título deixou-nos curioso.
Não conhecíamos a palavra e não conseguimos vê-la registada.
Gostaríamos de saber a sua origem e significado.
Metendo-nos por caminhos de especulação - e já que aqui se fala de espanhóis - CALEIA será um aportuguesamento de palavra castellhana (espanhola) «calleja» (diminutivo de calle) cujo significado é viela, beco, de acordo com o Dicionário?
Agradeço a ajuda e o esclarecimento.

Luís da Granginha

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS