Sexta-feira, 6 de Março de 2009

CONSTRUÇÃO E A SUA IMPORTÂNCIA

 

Muitas foram as vezes que falamos por intermédio do blogue das várias industrias que Castelões detém. Para além da pedreira de granito até à serralharia, já abordamos por aqui varias vezes o tema do emprego.

 

Como é do conhecimento geral o emprego é sempre um tema "tabu" no que ao panorama Nacional se refere, mas quando falamos em termos de Trás-os-Montes e em particular de uma pequena aldeia na serra, então os contornos são ainda mais sinistrorsos.

 


 

Porem Castelões com as suas pequenas empresas vai dando conta do recado e com maior ou menor dificuldade vai encontrando sempre alguma nesga de trabalho para além da agricultura.

 

Neste capitulo a construção tem um relevo ainda mais abrangente, já que ela é talvez a maior fonte de rendimento e de emprego da aldeia. Assim sendo e por devoção da maioria dos seus imigrantes e não só, a ideia de construir um lar na aldeia materna vem sempre ao de cima e a mesma mais tarde tende em chamar para casa os seus filhos.

 

 

 O Francisco Monteiro, também ele imigrante que já voltou à terrinha, resolveu iniciar o seu ciclo na construção. A mesma tem dado os seus frutos embora nunca seja um emprego certo, já que hoje tem uma casa para construir e amanha poderá não ter nada. Dai a palavra "biscate" ser o termo mais utilizado ao que à construção se refere.

 

Nas fotos podemos observar em primeiro o Francisco Monteiro que para além de deter o pelourinho da Junta de Freguesia se dedica a tempo inteiro à construção. Com isto os mais jovens têm a oportunidade de ir trabalhando sem a necessidade de sair de encontro ao estrangeiro.

 

 

Nas restantes fotos podemos ver o resto da malta a trabalhar nas mais diversas actividades que a construção oferece como são o cimento e o granito que hoje em dia é uma referencia e uma preferência da região

Gostaríamos de agradecer ao Francisco assim como aos restantes elementos (Cobilhas, Zé Carlos e Carlos do Juiz) a amabilidade de nos deixar fotografar no seu expediente. Para eles vai a merecida dedicatória do post de hoje.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:38

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS