Terça-feira, 24 de Março de 2009

SOBREIRA

 

Estamos hoje presentes na área denominada de Sobreira. Esta área que é relativamente muito perto do centro da aldeia, e foi e ainda é tal como a Costa uma área de cultivo das hortas ou se preferirem "eirados".

 

Por aqui cultiva-se de todo um pouco. Desde as cebolas aos pimentos sem esquecer as couves passando por um leque de fruteiras desde as figueiras às macieiras, a Sobreira apresenta-se como o oásis de culturas para além da tradicional batata, milho e centeio. 

 

 

Foi pelo fim da década de 70 que as primeiras construções começaram a aparecer pela área. A estrada de ligação ao Pombal e Outeiro do Seixo eram ainda em terra batida e muito mal conservadas devido aos rigorosos Invernos. Com o Tempo a ligação Casteloes-Pombal foi aos poucos encurtando e hoje a aldeia esta mais espalhada do que nunca.

 

Entretanto por entre as casas os não menos tradicionais quintais foram tomando posse e quase todos os moradores fizeram questão de murar as suas propriedades. Na foto é também possível observar para alem da Sobreira a área das Fontelas.

 

 

 

Como se também pode observar a vinha tem nesta área a sua predominância Os terrenos são bastante propícios à sua cultura e por todos os lados abundam. Em primeiro plano podemos ver isso mesmo com a colocação de postes em granito com vários fios por entre os mesmos para segurar os ramos das videiras.
 

Castelões embora não seja uma região demarcada para a produção de vinho como são por exemplo outras aldeias como a Torre e Agrela de Ervededo, tem no entanto também o seu cantinho reservado para tal.

 

 

Nesta foto é possível observar a estrada que faz ligação de Castelões ao Pombal e também ao Outeiro do seixo. Para além disso faz também ligação à vizinha aldeia de Calvão. Para quem se lembra entre Castelões e o Pombal existia apenas a capela do Senhor da Cruz. Agora duas décadas volvidas já quase não existe um cantinho que não tenha uma construção.

Em primeiro plano estão agora os despidos castanheiros que vão sendo companheiros das estradas. Não me gostaria de despedir sem agradecer mais uma vez à Sandra pela vontade e paciência que teve em nos deliciar com estas fotos.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:26

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS