Quinta-feira, 2 de Abril de 2009

RECRIAÇÃO DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DOS CAMPOS I


 

Foi com a ideia de preservar um tempo que já passou, que um conterrâneo lançou a ideia ao blogue de Castelões de eternizar com fotos e textos a preparação dos campos.

 

Com a chegada da Primavera é altura de preparar os campos para a próxima sementeira. Por força dos tempos os métodos artesanais foram sendo substituídos pelos meios mecânicos e assim sendo só mesmo recriando estes momentos da "velha arte" de trabalhar a terra os poderemos levar a todos vós.

 

 

Assim sendo o agricultor preparava logo pela manhãzinha o carro das vacas. Em cima do mesmo todos os utensílios para lavrar a terra seriam depositados para serem transportados para os campos.

 

"Jungiam-se" as vacas e apertavam-se as mesmas ao carro. Nas primeiras fotos podemos assim ver o agricultor já com o carro preparado a caminho do campo guiando o carro com a sua vara.

 

 

Uma vez chegados aos campos era então altura para começar a lavrar a terra, que por esta altura seria já muito parecida com um "lameiro", visto que o Inverno assim se encarregou de o transformar com as chuvas e neves, fazendo crescer as ervas.

 

A esta altura o agricultor preparava a "charrua" e as vacas para se lançar ao trabalho. Com uma passada de cada vez aos poucos e muito lentamente a terra ia virando dando agora um colorido diferente ao campo.

 

 

 

 Julgo não ser o único a pensar o quanto difícil e demorado este trabalho era. Hoje em dia os tractores não só andam mais rápido como também possuem charruas duplas e muitas das vezes triplas, dependendo do modelo.

 

Só o facto das deslocações para os campos serem feitas na altura por caminhos bastante estreitos e em mau estado são um indicador das dificuldades acrescidas para os agricultores da região O tempo entretanto encarregou-se de melhorar a situação e hoje embora os estradões não sejam em asfalto, são concerteza bem melhores para os tractores se movimentarem.

 

 

Resta-nos agradecer ao Armindo Rodrigues o facto de nos ter deliciado com esta apresentação que terá um segundo episodio, já que não podemos esquecer que preparar a terra não era apenas usar a charrua mas sim uma "coreografia" bem montada para a próxima sementeira.

 

Esperamos assim pelo segundo episodio deste agricultor que como podem ver está bem trajado com o vestuário da ocasião sem não esquecer o Rui Rodrigues no envio das fotos para a elaboração de mais este post genuíno, único e muito original.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:48

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De J. Pereira a 3 de Abril de 2009 às 09:59
Lindíssimo trabalho de artesanato. Os meus parabéns.
Um reparo. O lavrador deve pegar na rabiça com a mão do lado de fora , isto é, da forma como está a folha da charrua ele deve pegar com a mão esquerda e não com a direita senão a terra cortada vai para cima dele. Desculpem esta intromissão.
De Aldeia de Castelões a 6 de Abril de 2009 às 19:53
Olá Amigo "J"

Pois é o lavrador assim fica com a terra nos pés , mas pelos vistos ele não é esquerdino . :-)

Cumprimentos

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS