Quarta-feira, 20 de Maio de 2009

ÁREA DO CASTELO

 

Hoje vamos dar um saltinho pela área da aldeia ao qual chamamos de "castelo".  Não será por acaso que a área se chama assim mesmo já que nos princípios da aldeia teria sido por aqui a parte mais elevada da mesma, e como é do conhecimento geral, era pelas áreas mais altas que os castros e mais tarde os castelos se edificavam, já que a sua defesa era mais facilitada devido ao terreno.

 

Com o conhecimento do nome desta área e devido a sua localização, o mesmo despertou ao blogue inúmeras questões ao qual tentamos apurar. Será que afinal existiu um castelo em Castelões?

 

 

Afinal o próprio nome da aldeia contém o seu simbolismo de referência a "castelo". No fundo está tudo interligado a essa palavra ao qual o próprio emblema da aldeia tem por referencia um castelo também.

 

Após varias consultas com pessoas mais idosas, a única conclusão que pudemos apurar foi o facto de nessa área do castelo ter existido um "castro". Como tal as pessoas não sabendo ao certo o que era designaram a área pelo nome próprio de castelo, o símbolo mais alusivo da data.

 

 

Pois bem se por ventura aqui existiu o castro ou castelo, hoje em dia não há sinais visíveis de tal. Temos no entanto um castro que não esta explorado no facho, que é uma área não muito distante do castelo. Será esse o tal castro ao qual os conterrâneos se referem? ou será que realmente existia mais um castro nesta área?

 

Não deixam de ser perguntas oportunas e pertinentes aos indícios da nossa aldeia e que se alguém tiver mais informações ou ate mesmo acesso a mais matéria sobre o caso, pedíamos para que nos contactassem para podermos publicar a mesma. Se assim o preferirem podem também deixar as informações na área de comentários.

 

 

Entretanto a área do Castelo, vai nos dando uma bonita e colorida vista para o resto da aldeia e sobretudo para o vale ao fundo assim como a serra de Bustelo até ao Brunheiro.

 

Os moradores da área do Castelo não são muitos já que a própria rua do castelo, não é propriamente uma rua muito acessível devido ao seu declive. No entanto era por aqui por estes caminhos que antigamente as pessoas se deslocavam para os campos a norte da aldeia. Hoje em dia com a construção dos novos estradões, a calheia do Castelo ficou praticamente abandonada de tráfico, deixando para trás as marcas bem visíveis nas rochas graníticas das inúmeras passagens dos carros de vacas que com o tempo deixaram as suas marcas.

 

Não gostaria de me despedir sem agradecer com é nosso habito ao Afonso pelas belas fotos da aera do castelo, e que esperamos possamos aprender ainda mais do que já sabemos. Fica agora a palavra com os nossos conterrâneos e as suas pesquisas. Desde já um muito obrigado a todos pela participação no blogue.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:58

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Afonso Cunha a 20 de Maio de 2009 às 12:01
Acerca do desafio lançado pelo Zé, já havia feito alguma pesquisa sobre a origem do nome da nossa aldeia e o que encontrei publiquei-o na Wikipedia.

Podem ver em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castel%C3%B5es_(Chaves)

Soudações

Afonso Cunha

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS