Segunda-feira, 8 de Junho de 2009

TRAVESSA DA AJUDA

 

 

Pois é, hoje vamos dar um saltinho por mais uma das ruas da aldeia. Desta feita vamos passar pela Travessa da ajuda. A travessa tem inicio bem ao lado do nosso ícone, o "cruzeiro" e passa mesmo ao lado da Fonte do cruzeiro.

 

Neste inicio a mesma é estreita com alguns degrau por entre as rochas graníticas, com um declive leve comparado com outras ruas da aldeia.

 

 

A travessa que corre em paralelo à Rua do Campo segue assim o seu sentido Norte por entre as casas. A mesma contabiliza ainda um bom numero de moradores. Muitas das casas da travessa foram recuperadas não à muito tempo, o que demonstra ainda a vontade do povo em alicerçar as raízes por entre as ruas interiores à aldeia.

 

 

Bem ao lado aonde a travessa fica bem mais larga e carros podem assim finalmente transitar pela travessa, ficamos perante esta casa de uma das maiores famílias da aldeia e que hoje estão espalhados um pouco por todo o mundo. Trata-se da casa do Estremoinante.

 

A família numerosa e da qual enviamos desde já umas cordiais saudações para todos eles, foram sempre mantendo a Traça original da mesma, assim como adicionando algumas das novas "modernices" como o saneamento.

 

 

Nesta foto podemos ver a pequena travessa que faz o trajecto entre a Rua do Campo e a travessa da ajuda. A partir deste local o transito pode ser feito também com o automóvel como já referido anteriormente.

 

 

Se por ventura voltarmos de costas desde a casa do Estromionante, deparamo-nos com esta conjuntura de vistas, ou seja temos por um lado uma fonte e as suas pias e mais ao fundo o largo do cruzeiro visto da parte Norte.

 

Mais ao lado direito temos o Mário, encostado a um dos poste da sua moradia, e que estava a "matar o bicho" antes de voltar ao campo.

 

 

Mais em cima temos a continuação da travessa e com esta interessante escada do lado esquerdo, do qual tem apenas uma parede de ancora, sendo que o resto da escada faz parte integral da parede da casa.

 

Uma escada única em Castelões e da qual poderemos ainda salientar o facto do "rego" da agua passar por baixo da mesma. Este é o rego que vai passar ao lado da fonte do Campo e consequentemente faz o seu trajecto ate às lameiras da Costa.

 

Mais um pouco a Norte deste local a travessa tem o seu final junto ao largo do Poço do Campo. A mesma termina tal como começou desaguando na Rua do Campo.

 

O nosso agradecimento especial ao Afonso com é nosso habito, pelas belas fotos não só da travessa ajuda, como de todas as áreas e eventos que passam pela aldeia.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:04

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS