Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007

CORTE DE LÃ NAS OVELHAS



Estes simpáticos cabeleireiros de ovelhas demonstram aqui na foto de hoje uma das actividades que em Castelões infelizmente já não se pratica. Longe vão os dias em que esta actividade fazia com que as mulheres andassem de roca e fuso na mão a preparar a lã para fazer carpins ". Para aqueles que ainda se lembram era nos dias de Verão que esta actividade de cortar a lã nas ovelhas tinha o seu "clímax".

Munidos simplesmente de uma tesoura bem afiada e calças bastante grossas para a lã não picar nas pernas, estes artistas da lã pacientemente faziam pela hora da "sesta" o corte aos vários rebanhos que nesta altura ainda existiam na aldeia.

Esta foto que terá sido tirada pelo principio/meados dos anos 80 ao lado da casa do Estromoinante . Mais ao fundo vê-se também a casa da Tia Luzia e mais abaixo ainda as escadas do terraço do Mário Calheio . Tem como intervenientes (da esquerda para a direita ) o Mingos , Luís , Armando (bonito), Adolfo e o já falecido Estromoinante . Para eles fica aqui a dedicatória do post de hoje e um muito obrigado pelas memorias.


Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:32

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
5 comentários:
De Afonso Cunha a 24 de Setembro de 2007 às 16:13
A Tosquia manual está em desuso nos tempos que correm. A rua está diferente, pois a casa que se vê do lado direito, que é do Basílio "Duro", felizmente está restaurada sem qualquer alteração e o pavimento é agora de cimento. Aínda bem que nos meus arquivos, tenho esta foto para a posteridade.
De rente a 24 de Setembro de 2007 às 08:41
ze desculpa por estes 2ou3 comentarios que fes mas e que nao consegia aparesia sempre errado e afinal o comentario esta la desculpa mais uma ves
De rente a 24 de Setembro de 2007 às 08:26
a rua nao e a da sapeira mas sim a que passa ao pe da casa da palmira estromonente que vai a casa do carlos do juiz nao sei se estas a ver se nao me engano o afonso que comfirme melhor mas acho que nao estou enganada.
De rente a 24 de Setembro de 2007 às 07:58
ze acho que estas enganado na rua se nao me engano esta foto foi tirada ou pe da casa dos estromonetes quem vai para a casa do carlos do juis do lado se veres bem esta a casa do mario calheio e ao fundo com as portas grandes e a casa da tia lozia que era a mae da defunta candida da molhere do chiquinho cpmo podes ver tambem ao fundo as escadas que sobem para o terraso do mario.
ate aprosima
De Jose Goncalves a 24 de Setembro de 2007 às 13:42
Obrigado pela correcção . De facto não prestei a atenção devida e de repente ficou na ideia que era a sapeira . O post esta corrigido.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS