Terça-feira, 28 de Julho de 2009

BATATAS DO "CEDO"

 

Por norma as sementeiras fazem maioritariamente parte da estacão Primaveril. Porem o agricultor sente a necessidade de salvaguardar as suas necessidades em termos alimentares, não venha um ano mau para as culturas.

 

É com isto em mente que o mesmo semeia, pequenos eirados de batatas muito mais cedo que os quintais. Para além de ter em casa a necessária ajuda alimentar, pode também comer umas batatinhas "novas" ou como lhe chamam na aldeia do"cedo", e todos nós sabemos a qualidade dessas batatas que acabam de sair da terra. 

 

Para quem as trabalha na aldeia, é um fartote, já que quase nem é necessário descascar as mesmas, visto que a sua pele sai com um ligeiro toque com as mãos. O sabor é inconfundível e a sua cor mágica.

Hoje em dia estes eirados ainda vão sobrevivendo um pouco pela aldeia, embora quem os cultive aos poucos e com o passar dos anos os vá abandonado, ora devido à idade avançada ou simplesmente porque é mais barato comprar na loja do que gastar o dinheiro na preparação, trato e cultivo das mesmas. Mas em regra geral estes eirados sobrevivem e recomendam-se.

 

Despeço-me agradecendo ao Afonso por mais uma bela foto tirada no "Alto", área da aldeia pródiga em eirados como este pequeno batatal o demonstra.

 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:56

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS