Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

AS CEIFAS

 

Poderíamos referir que as ceifas já não são o que eram, e que a tradição de ceifar o centeio à mão com apenas uma foice bem afiada sobre um calor intenso dos dias de Verão é coisa do passado.

 

No entanto os nossos conterrâneos vão-nos sempre surpreendendo como podemos verificar nas fotos de hoje. Este "rancho" não esteve com meias medidas e à boa maneira Transmontana deitaram mãos à obra.

 

 

Pena mesmo foi a terra ser pequena demais, e assim só ter dado um cheirinho a este grupo muito entusiasmado com o trabalho. De rego em rego o centeio lá foi caindo em montes para o atador dar as voltas sagradas aos molhos.

 

 

Reza a história da aldeia que um bom atador terá de andar atrás de 5 foices. Não sei se de facto é verdade, e talvez alguém possa confirmar, mas o Armando aqui na foto lá vai saltitando de monte em monte até ter o montante ideal para fazer um molho.

De notar nos seus braços uma indumentária que era tradicional nos atadores e que são umas mangas em cabedal que serviam para que as espigas não picassem nos braços.

 

 

Nesta foto o Armando vai dando as voltas ao molho fazendo o "vencelho" e deixando o molho para trás repetindo o ritual novamente até que a ceifa esteja terminada.

Engraçado de saber era a quantidade de centeio que um campo produzia, sendo que a medida ou o método de contar era conhecido como a "pousada" que era simplesmente o montante de 5 molhos de centeio. Assim sendo o agricultor sabia ao fim das ceifas a quantidade de centeio produzido no ano em questão.

 

 

Enquanto o Armando vai atando mais um molho de centeio o Aníbal vai aos poucos fazendo mais um monte. O característico das ceifas era também o incentivar dos participantes para que o trabalho se realizasse mais rápido, assim como as cantaroladas que serviam para distrair o trabalho árduo e passar as canções aos mais novos.

 

 

Mais uma bela foto do pelotão da frente de foice em mão vão aos poucos cortando a "palha" e de "braçada em braçada" o campo vai ficando vazio ficando o "restolho" de testemunho que o rancho passou pelo local e terminou o seu trabalho.

 

 

Terminamos o post de hoje dedicado às ceifas, agradecendo ao pessoal da terrinha por mais um reviver do passado dedicando-lhes o post de hoje.

 

Não gostaria de terminar sem obviamente agradecer à Sandra que mais uma vez saiu de casa para nos deliciar com as suas fotos de tempos que pensávamos ultrapassados. Puro engano.

 

Desejos de um óptimo fim-de-semana e como habito, para a semana que vem cá estaremos mais uma vez para levar a todos mais um pouquinho de Castelões.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:56

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De afonso cunha a 17 de Agosto de 2009 às 11:27
Nunca é demais enaltecer a dedicação e carinho que os nossos conterrâneos emprestam ao seu Blog.

Este centeio foi reservado com o propósito de ser ceifado à moda antiga em exclusivo para o Blog de Castelões.

A todos os participantes endereçamos os agradecimentos e os parabéns pela iniciativa.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS