Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

A FESTA DO EMIGRANTE

 

Realizou-se na Quarta-feira dia 12 de Agosto em Castelões e pela primeira vez a festa do emigrante, como alias já tínhamos aqui advertido. A mesma teve como convidado especial o Luís Manuel que deu um concerto para todos aqueles que estiveram presentes e ao qual agradecemos imenso a sua presença.

 

 

O evento serviu também para inaugurar o novo polivalente desportivo da aldeia, uma obra que há muito era reivindicada e finalmente teve o seu final, servindo para este dia varias funções para as quais foi projectado.

 

 

No Santuário, preparavam-se logo pela manha todo o espolio para que uma missa campal tivesse lugar.

 

 

Mais tarde iniciava-se então o serviço religioso, como sempre dirigido pelo pároco de Castelões o Padre Diogo Martins, o qual foi atendido em massa pela população da aldeia e não só.

 

 

Eis uma bela foto da cerimonia, da qual o dia também ajudou imenso. Como pode ser visto os conterrâneos procuravam uma sombra, já que o  intenso sol e calor começavam a "apertar"

 

 

Finda que foi a missa campal, deu-se o inicio de uma procissão à volta do recinto com os estandartes e o andor da Nossa Senhora das Necessidades do qual podem ser vistos mais em detalhe nas primeiras fotos do post.

 

 

Todos os participantes não perderam a oportunidade de acompanhar a procissão, neste momento solene dedicado à Santa.

 

 

Este é o momento em que a procissão chega ao seu final com o andor da Nossa Senhora das Necessidades a ser depositado em frente à capela para que os fieis pudessem prestar as suas orações.

 

 

 Nesta foto podemos ver a frente da capela com o andor já depositado em frente à mesma. Para aqueles que desejariam estar junto à imagem da Santa, tinham assim a oportunidade de estar por perto aproveitando a sombra do local.

 

 

Após a procissão teve então inicio a bênção ao novo recinto. Mais uma vez o nosso pároco presidiu a cerimonia religiosa, sendo que o polidesportivo oficialmente abria as portas. Como se pode observar foram muitos os presentes à cerimonia e que as crianças aguardavam com expectativa. Também de destacar as trajes expostas, uma feita inteiramente pelas crianças da aldeia e a outra o primeiro placard publicitário da Electro Castelo. Para ambos os nossos sinceros agradecimentos.

 

 

Da parte da tarde, abria-se oficialmente o recinto à pratica desportiva, sendo que o futsal foi a modalidade praticada. Um torneio quadrangular teve assim o seu momento alto, tendo participado as equipas de Castelões, Seara Velha, Ardãos e Pastoria. Na foto a equipa da Casa.

 

 

Nesta serie de fotos podemos ver parte dos acontecimentos desportivos, que preencheram a parte da tarde da festa. A título de curiosidade passamos então a classificação das equipas, sendo que Seara velha sagrou-se campeão do quadrangular tenho vencido na final Ardãos. A equipa da casa não teve a melhor estreia e ficou-se pela quarta posição.

No final o convívio foi a maior nota de destaque, tendo todas as equipas desfrutado do momento. Agradecimentos especiais as todas as equipas que foram convidadas para este quadrangular e que se dispuseram para a realização do mesmo. No final do torneio taças e lembranças foram distribuídas por todas as equipas pela direcção da comissão de festas do santuário. O nosso sincero muito obrigado a todos.

 

 

Nesta foto temos a taça que a equipa de Castelões conquistou e que os jogadores fizeram questão de também eles celebrar bebendo umas fresquinhas que o calor até recomendava.

 

 

Nota predominante foi também o muito publico que assistiu ao torneio em especial as crianças e que se fartaram de incentivar e puxar pelas jovens equipas.

 

 

Pelo meio os petiscos na área dos assados caiam nos pratos a ritmo rápido, juntando aos mesmo uns tintos da região e umas cervejas fresquinhas, temos aqui a receita ideal para um bom tempo.

 

 

Pelo final da tarde e principio da noite, esteve presente o Luís Manuel com a sua banda e que encheram por completo o recinto. A festa foi muito boa e tudo correu como planeado. No final é isso mesmo o que interessa, muita alegria, muito convívio e a boa disposição.

 

Fica no entanto no ar uma promessa de trazer mais fotos da festa que esperamos receber em breve. Como sabem dependemos sempre da boa vontade que quem nos envia o material para postar.

 

Não me vou despedir também deste longo post sem agradecer à Sandra que disponibilizou o seu tempo para não só ajudar no bar e outras funções da festa, como ainda teve tempo para tirar muitas fotos com que nos deliciou. Para ti Sandra um agradecimento especial.

 

Desejos de um bom fim de semana e para a semana que vem cá estaremos de novo para levar o nome de Castelões ate ao fim do mundo cibernético.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:06

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De Kathleen Cunha a 22 de Agosto de 2009 às 15:33
Esta festa fui um imenso sucesso nesta pequeninha aldeia cheia de alegria e amor, de dia para dia!
Espero que a festa do emigrante sera repetida por muitos e muitos anos!
Um beijo enorme , para a familia,e amigos que estao em casteloes, e emigrantes por o mundo inteiro.
Beijoss para todos.
Ja tou cheia de saudades , Dessa aldeiazinha,
que fiz das minhas ferias, umas ferias memoraveis!
BEiJiiNHO CASTLOES !
De afonso cunha a 21 de Agosto de 2009 às 16:20
Aqui está, Castelões no seu Melhor !!!

Por imperativos profissionais não me foi possível estar presente, mas no último fim de semana foram-me relatados os acontecimentos e pelos vistos, nunca Castelões teve tanta gente numa Festa como na 1ª Festa do Emigrante.

Desde a ideia da inauguração do Polidesportivo, que vários conterrâneos se colocaram na linha da frente para colaborar, tendo cada qual recorrendo aos seus conhecimentos e amizades, resultado naquilo que foi, uma grandiosa festa que muito nos orgulha.

Estão todos de parabéns.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS