Sábado, 12 de Setembro de 2009

SENHORA DAS NECESSIDADES (SÁBADO)

 

Realizou-se no passado fim-de-semana entre os dias 5 e 6 de Setembro mais uma festa em honra à Nossa Senhora das Necessidades em Castelões. Sendo esta a festa de maior realce na aldeia, reservou tambem ela no blogue Aldeia de Castelões o maior espaço de sempre.

 

Desta feita e porque as fotos foram imensas faremos apenas um pequeno comentário ao final das fotos deixando que os nossos amigos e conterrâneos se vislumbrem com os clicks das objectivas.

 

Em cima podem ver o andor da Nossa Senhora das Necessidades ainda dentro da igreja de São Pedro, preparado para a procissão que teve lugar deste a igreja até ao santuário. Mas ainda antes da procissão teve lugar no santuário a tarde desportiva.

 

 

Eis a equipa de iniciados que defrontou a equipa de Calvão do mesmo escalão, dando inicio às festividades

 

 

Após o jogo de iniciados, teve lugar um outro jogo entre conterrâneos. De um lado a equipa do Carlos do Juiz (Equipamento Amarelo). Do outro a equipa do Abílio Gonçalves (Equipamento Azul).

 

 

Por fora do novo polidesportivo, também as pessoas iam vivendo a tarde que desde já se diga esteve imaculada e quente, e assim mesmo as sombras eram também elas procuradas por entre o olhar dos mais novos.

 

 

Foto do jogo entre conterrâneos em progresso.

 

 

Anexo ao polidesportivo, outros jogos tradicionais tinham ao mesmo tempo o seu lugar reservado, tal como a patanca e o jogo do fito.

 

 

 

 

 

 

Mais fotos do jogo do fito.

 

 

 Mesmo ali ao lado o bar da Santa, ia dando aos presentes a oportunidade de refrescar as gargantas.

 

 

 

No termino dos jogos uma churrascada teve lugar para todos os participantes e amigos

 

 

Ao início da noite teve lugar a procissão de velas desde a igreja com destino o santuário Na foto podemos ver o andor da santa a ser transportado por entre os fiéis.

 

 

 

 

Passagem da procissão em frente ao mítico cruzeiro

 

 

 

Passagem pela área de Pedrete

 

 

 

 

 

Chegada da procissão em frente à capela no santuário. De realçar este ano a Santa Barbara teve também ela um andor que acompanhou a procissão, sendo que é a primeira vez em décadas que a mesma desceu do seu altar para fazer parte das festividades (ver foto em baixo).

 

 

 

 

 

Após a chegada o Pároco da aldeia não deixou de enaltecer a bonita cerimonia a todos os presentes. Muitas foram as promessas que foram pagas, deixando-se a vela como o símbolo da luz e respeito pela Santa.

 

 

 

Uma vês terminada a procissão, não faltou quem quisesse dar um saltinho ao salão nobre da santa para dar uma espreitadela aos andores que já estavam preparados para o próximo dia. Em baixo podem ver fotos detalhadas dos mesmos.

 

 

 

Senhora da Necessidades

 

 

 

 

Santa Barbara

 

 

Nossa Senhora de Fátima

 

 

 

São José

 

 

 

 

Belas imagens nocturnas, após a procissão

 

 

Ao final da noite, com um equipamento sonoro gentilmente cedido pelo Paulo Castelo, um pequeno arraial teve lugar, embora o melhor estivesse reservado para o Domingo.

Hoje ficamos então por aqui prometendo trazer muitas fotos do dia de Domingo, o qual é o mais representativo em termos de festividades.

 

Esperamos sinceramente que tenham gostado das fotos da festa de Sábado Para o dia de Domingo está preparada uma maratona de fotos que serão o tema principal do próximo post. Ate lá desejos de um bom fim-de-semana a todos.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 03:03

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS