Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

AS FRUTAS DA ÉPOCA

 

Com a chegada do Outono, aproxima-se também a época de bonança para o agricultor. Com as colheitas das batatas, da uva (vindimas) e demais culturas, o festim de coisas boas está mesmo aí a bater à porta.

 

De resto as árvores que nos oferecem aquelas deliciosas guloseimas estão também elas quase no seu ponto de ebulição. Para tal bastando recolher os deliciosos frutos que elas nos brindam todos os anos.

 

 

Neste caso concreto do post de hoje, estamos a falar das nogueiras e das macieiras, mas muitas outras árvores poderíamos incluir, como são os casos dos castanheiros, pereiras e porque não também as abandonadas oliveiras que outrora nos davam as indispensáveis azeitonas e o seu derivado.

 

 

No referente às nogueiras ainda existem muitos exemplares pela aldeia e o seu fruto é ainda muito apreciado. Quem não se lembra de passar por baixo de uma nogueira e apanhar uma ou duas nozes para acabar com as mãos bem sujas.

 

Para alem disso a árvore da uma sombra bem fresca e em termos medicinais também a folha da nogueira é usada para chás.

 

 

Mudando de árvore mas mantendo a mesma linha, diríamos que as macieiras são talvez as árvores de fruto que mais abundam pela aldeia. Por esta altura do ano também elas mostram a sua cara e cor.

 

 

De uma forma geral muitas são as qualidades da maçã, dependendo em muito do gosto de cada um. As lindas cores que elas apresentam bem em em cima dos seus ramos por esta altura, quase nos fazem lembrar uma árvore de Natal e de certeza absoluta deixam muita água na boca.

 

Felizmente em Castelões ainda existem muitos exemplares e cada vez são mais os pomares que os conterrâneos têm em especial à volta do quintal ao lado de casa. Na volta não à nada melhor do que saborear uma maça "orgânica" de Castelões do que comprar maças no supermercado vindas sabe-se lá de aonde sujeitas a tratamentos de conservação (quimicos, gases) para apresentarem cor e aparências de íludir o olho mais distraído. 

 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:02

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS