Terça-feira, 2 de Outubro de 2007

CRUZEIRO DE CASTELÕES



Monumento Centenário o cruzeiro em Castelões é um símbolo da Aldeia e porque não do concelho de Chaves. Construído no ano de 1879 segundo a inscrição em um dos pilares, este cruzeiro foge as regras normais dos cruzeiros espalhados pelas aldeias do concelho que normalmente são cruzeiros em estilo de pelourinhos com uma coluna vertical em granito com uma cruz no topo.


Em Castelões o cruzeiro é de grandes proporções com uma base quadrada em cantaria seguindo-se de paredes também de granito com quatro pilares nas esquinas que seguram um telhado de quatro aguas de telha cerâmica . A toda a volta do mesmo uma pequena grade metálica com um portão de acesso ao interior. Já no interior do mesmo um pequeno jardim foi edificado e no centro uma majestosa coluna em granito.



 No topo da coluna pode-se apreciar mais uma obra de arte em granito com o Cristo crucificado numa face e a Senhora da Piedade na face oposta.

De notar também no tecto de madeira do cruzeiro sobre um fundo azul reflectem-se vários símbolos da Religião católica com descrições alusivas à crucificação de Cristo.



Também a adornar o Cruzeiro esta um candeeiro metálico de dimensões reduzidas e do qual mostraremos mais tarde em detalhe.


Gostaria de concluir o post de hoje agradecendo mais uma vez aos fotógrafos que tiveram a bondade de enviar as fotos em especial ao Paulo Cunha e também à Mónica Cabeleira. Para todos vocês um grande abraço .

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:26

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
4 comentários:
De Claudia Cabeleira a 3 de Outubro de 2007 às 17:18
gostava de entrar em contacto com o Sr. . José Gonçalves , pois já lhe tentei enviar um email para um dos emails que estão referenciados nos contactos mas não é possível
De Jose Goncalves a 3 de Outubro de 2007 às 18:36
Olá Claudia,

Bem vinda ao blog da nossa aldeia, espero que tenhas gostado do que viste ate ao momento. Os contactos descritos na barra lateral estão correctos e julgo não teres problemas em fazer um copy-paste para o teu sistema de mail . A preferência vai para o mail jmg70@sapo.pt mas qualquer um dos outros não terás problemas. Se por ventura continuares a sentir dificuldades deixa o teu contacto aqui na zona de comentários e eu faço contacto contigo.

Muito obrigado pela tua visita e participação , o blog foi concebido para que todos tenham o direito a opinião , desde comentários a fotos há elaboração de textos para posts , o blog eh de todos nos e não meu.

Cumprimentos
De Claudia Cabeleira a 4 de Outubro de 2007 às 09:52
o email é cccabeleira@hotmail.com
Claudia
De Afonso Cunha a 2 de Outubro de 2007 às 15:07
Se, do Forno do Povo, de Igreja ou do Cruzeiro, tivesse que escolher uma destas construções para nomear como o Ex-líbris de Castelões, essa escolha iria claramente para o Cruzeiro.
Não porque as outras sejam de menos importância , mas tão só pelas características que o nosso Cruzeiro possui.
A sua localização e enquadramento, a imponência e os pormenores arquitectónicos do exterior e interior, fazem deste monumento um exemplar único no concelho e certamente raro em toda a região.
Queria aqui louvar as Mulheres que de forma dedicada tem contribuído para o seu asseio e preservação.
Parabéns ao povo de Castelões por ter no seu povo uma obra de tão grande valor.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS