Terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

TAIRÍS

 

Hoje vamos então dar um passeio pela área de Tairís. Esta área situa-se a Nascente da aldeia e era por aqui em conjunto com a área das casas que a vinha tinha o seu lugar.

 

Hoje porem como na maioria dos outros "montes" também Tairís sofre de desertificação nos vários aspectos considerados importantes na aldeia.

 

 

A agricultura que sendo a maior industria da aldeia, já não ocupa a área que antigamente lhe era designada. Hoje devido ao êxodo das pessoas para o estrangeiro a maior parte dos campos está de "poulo".

 

Só mesmo aqueles de maiores dimensões e muito perto de bons acessos, ainda despertam a atenção de quem os cultiva. Porem quase todos os anos as clareiras de campos estão cada vez a ficar mais reduzidas dando assim lugar ao crescimento de matos que em poucos anos cobrem os campos com um manto verde.

 

 

 

Hoje em dia e como é possível de ver nas fotos os pomares de castanheiros vão crescendo por entre os campos férteis, sendo que a castanha tem ainda uma procura elevada por entre nós.

 

São cada vez mais e mais os castanheiros que se podem ver por toda a aldeia, sendo que o agricultor agora esta mais receptivo ao cultivo de outros produtos que não a batata e o centeio.

 

 

Eis uma bela foto em Tairís, na propriedade que era pertença do "Juras". Aqui uma casa foi construída que albergava não só as pessoas para pernoitar em dias de Verão, sendo que não seria necessário voltar à aldeia, mas também servia de estabulo em especial para ovelhas que assim ficavam a minutos de poderem ir novamente para as pastagens.

 

 

Hoje porem, a casa está abandonada e os matos e silvas perfilam-se como os novos donos do curral e consequentemente um dia da totalidade da casa. De pensar que apenas umas décadas passadas esta casa e área era um viveiro de vida com muitas pessoas a trabalhar os campos e os animais a "pastar" nos lameiros.

 

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades e hoje Tairís sofre do mesmo mal do qual toda a região sofre. Felizmente temos as belas paisagens que o local nos oferece e que são belíssimas sempre lindas não fossem elas em Castelões.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:10

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS