Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

A TRADIÇÃO JAMAIS MORRERÁ

 

Castelões é isto mesmo. Um monte de recordações que jamais serão esquecidas. Para quem está longe da terra Natal, e gosta de sentir de perto as tradições, tem de fazer como o António e a sua esposa a Maria Campos Cunha fazem desde o distante e frio Canada.

 

Deitar mãos à obra e fazer umas belas chouriças para saborear o que de melhor temos na aldeia. O nosso fumeiro é de facto um mimo e só quem não o provou não sabe efectivamente o que estará a perder.

 

 

Eis como o António Cunha nos apresenta o rico fumeiro elaborado lá por casa ainda com os métodos artesanais aprendidos desde pequeno em Castelões. De notar também o uso dos "lareiros" para secar e "afumar" o delicioso fumeiro composto pelas chouriças de carne e os salpicões.

 

 

Mais uma bela foto que a Kathleen nos enviou com os pais preparados para depositar o fumeiro em cima de uma improvisada lareira construída precisamente para este tipo de actividades da nossa terrinha.

 

Acho que não poderia deixar de também transcrever um excerto do mail que a Kathleen nos enviou acompanhados das fotos, e que descreve precisamente o que sentem as novas gerações dos nossos usos e costumes.

 

Eu a kathleen Cunha gostando tanto das chouriças, e das tradições que já vêem dos meus avos Palmira Monteiro e Alfredo Cunha, e vendo o meu pai António continuando as mesmas sendo emigrante no estrangeiro à muitos anos, verifico que tem sempre os gostos e as lembranças de como foi criado a fazer estas delícias da nossa terra que são muito gostosas e que jamais poderíamos esquecer.


Não poderia de deixar de mandar esta recordação para o blogue da aldeia.
 
O Meu pai manda muitos comprimentos a todos. 

 

 

Obrigado Kathleen e família Cunha pelas fotos e texto, para vocês no Canada vai um abraço muito grande e continuem sempre que possam a bafejar-nos com estas deliciosas fotos de fazer criar água na boca.

 

Já agora se não for muita maçada, será que podem enviar um "lareiro" ou dois de fumeiro aqui para o blogue. Gostaríamos de realmente saber se o fumeiro tem exactamente o mesmo gosto que lá na terrinha.

 

 

 

 

Brincadeirinha...que tenham um bom proveito

 

Desejos de um bom fim de semana a todos.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:03

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS