Sexta-feira, 8 de Janeiro de 2010

"PITAR" A LENHA

 

O simples cortar da lenha, tem predominantemente nas aldeias o seu factor de capital importância e em Castelões também não deixou de ser norma. O facto das casas da aldeia serem maioritariamente em granito fazem que as mesmas sejam bem frescas nos meses quentes de Verão, mas também muito frias de Inverno.

 

A estacão de Inverno na nossa região Transmontana é muito rigorosa e com a chegada do frio (chuvas e neves) é indispensável ter o conforto do calor para aquecer o lar. Ora com a falta de sistemas de aquecimento a lenha tinha assim a sua relevância, já que era com ela que as casas eram aquecidas embora que não na sua totalidade.

 

Assim o tradicional "pitar" da lenha tinha lugar numa base diária, sendo que era pela noite com os "seroes" a serem preparados que um constante fogo teria de estar a lavrar na cozinha que era por excelência o local de congregação familiar. Para alem disso era também à base de lenha que se cozinhavam os almoços e jantares, porque a inexistência de gás butano faziam dos "potes" as panelas que cozinhavam para todos, e quando digo todos incluo também os animais como por exemplo os porcos.

 

O próprio forno comunitário, era também ele aquecido à base da lenha e assim sendo a lenha embora em dimensões maiores tinha que ser cortada, como pode ainda ser visto na foto do qual o Zé vai "pitando" a lenha em cima de um cepo para mais tarde ser transportada para dentro do forno.

 

Com as novas tecnologias hoje é possível ter em casa um sistema moderno e eficiente que faça frente ao frio, mas estes que geralmente funcionam a óleo ou electricidade, são ainda bastante dispendiosos para o bolso. Assim sendo um pouco por toda a aldeia pode ser ainda observado o típico cortar ou "pitar" da lenha, para que nomeadamente de Inverno se observem as chaminés com as suas bonitas colunas de fumo.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 00:35

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS