Terça-feira, 30 de Março de 2010

O VIRAR DOS EIRADOS

Embora o tempo ainda não tenha dado amostras de muita ajuda, a verdade é que está praticamente a chegar a hora de começar a "virar" a terra para que a próxima colheita seja uma realidade. Os agricultores que acabaram de ter o seu pequeno interregno em termos laborais começam agora a "cavar" ou se preferirem lavrar os pequenos eirados juntos a casa.


É nestes pequenos espaços localizados a paredes meias com a moradia que as batatas do "cedo' são plantadas, assim como as demais culturas de legumes que são praticamente iniciadas para se poderem usufruir assim elas estejam no ponto.


Em Castelões como não poderia deixar de ser estas culturas são importantes, já que produzem os bens extra que são sempre necessários para uma dieta moderada. Como a foto testemunha os eirados começam então a ser alvo de importantes transformações para que possam o mais rápido possível rentabilizar a sua produção.


Em geral as pessoas não produzem nestes eirados produtos para venda. Produzem sim, para consumo da casa e familiares que por ventura não vivam na aldeia, mas que se deslocam à mesma geralmente durante os fins de semana.


Alias muitos são os conterrâneos que fazem a sua vida na cidade devido aos empregos e nos fins de semana embarcam na épica viagem até à aldeia para trabalharem não só os eirados como alguns campos para assim poderem usufruir dos alimentos produzidos por eles mesmos e que não são em nada inferiores aos que comprariam nos supermercados.


Para aqueles guerreiros de fim de semana vai o nosso simpático "bem haja" já que sempre que a oportunidade se depara, não existam em voltar às origens e trabalhar mais uma vez estes pequenos espaços que tão importantes são no quotidiano da aldeia.

 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:59

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS