Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

FESTA DA CABRA

 

Realizou-se no passado dia 18 de Abril uma pequena festa no Santuário da Nossa Senhora das Necessidades, mais reconhecida pelos participantes como a festa da cabra. Mas afinal o que é que foi esta festa?

Nada mais nada menos que um grande convívio entre os mais jovens e não só para promover a amizade e o sentido de comunidade que sempre existiu e reinou em Castelões.

 

 

Como não poderia deixar de ser a festa começou com uma animada peladinha entre os jovens, sendo acompanhados e instruídos de muito perto na arte da condução da "redondinha" pelos mais experientes e agora mais dispostos a outras "tainas" digamos assim. Eles têm sempre o condão de passar a mística da aldeia tal e qual como a geração anterior o fez em relação a eles.

 

 

Na foto em cima temos um exemplo de um desses não tão jovens como o "Cobilhas" que ainda hoje em dia gosta de exibir os seus toques que outrora lhe deram a sua alcunha, assim como conduzir os mais jovens na pratica do desporto favorito. O novo multi usos, sendo o palco principal desta actividade, só vem provar a falta que fazia à aldeia ao qual o blogue não dispensa os maiores elogios às pessoas que decidiram em bom tempo a sua construção.

 

 

Até em Castelões o Real Madrid fez a sua aparição faltando saber se o reforço vindo de Espanha foi o Higuain ou o nosso bem Tuga Cristiano Ronaldo. O jogo e o convivo foram sempre a tónica num dia algo cinzento e fresco, mas que nunca representou um obstaculo à realização do evento.

 

 

Lá fora enquanto o jogo se realizava, um conjunto de voluntários iam de uma maneira muito artesanal e própria da aldeia preparando a ementa. Sobre um bom e bem ateado fogo os potes vieram dar o seu próprio colorido à festa e dentro dos mesmos uma cabra foi cuidadosamente preparada para servir de vitima aos muitos participantes.

 

 

Aos poucos o guisado de cabrito foi cozinhado e ganhando forma cor e sabor. Nesta foto o Daniel não resistiu em dar uma espreitadela lá para dentro já que o apetite começava a formar muita agua na boca.

 

 

Entretanto no braseiro as febras ganhavam forma e o Serrinha que é o "expert" na matéria munido com os utensílios necessários para a merenda lá foi dando cor a mais esta guloseima Nacional. Afinal não à nada melhor que uma bela febra assada na brasa.

 

 

A merenda estava pronta e o jogo tinha mesmo acabado, nada melhor do que meter moas à obra e literalmente devorar estes petiscos todos acompanhados com o nosso tinto da região. A Elisabete dava o mote carregando em bandeja os assados e guisados para a mesa antecipadamente preparada pelos voluntários que foram muitos segundo pudemos apurar. Sabemos que para alem da Elisabete o Serrinha a Maria Grande o Carlos Cunha entre outros deram de si o seu melhor para proporcionar uma tarde maravilhosa de união e camaradagem.

 

 

No final foi isto mesmo. Miúdos e graúdos todos juntos à mesa a desfrutarem do belo momento que de certeza absoluta irá ficar gravado na memoria de todos por muitos e longos anos. Castelões é afinal de contas isto mesmo e só quem teve a oportunidade de visitar esta pequena e bela aldeia sabe do que estas gentes são capazes de fazer.

 

No final ficaram todos a ganhar desde o belo Santuário pelas maravilhosas condições que oferece para este tipo de eventos ao convívio entre os mais novos solidificando as suas raízes aos mais graúdos que por entre dois dedos de conversa levaram a barriguinha bem acomodada para casa.

 

Parabéns pela iniciativa ao qual esperamos que num futuro não muito distante venham a ter mais e mais episódios para relatar. No que ao blogue diz respeito estaremos sempre que solicitados prontos a receber de braços abertos todo o material que venha a ser disponibilizado para ser devidamente postado.

 

Um muito obrigado em Especial ao Daniel Lopes que se lembrou de levar consigo a sua maquina fotográfica e pode relatar o evento. Para ti Daniel e para todos os intervenientes vai a dedicatória deste post de hoje.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 14:21

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS