Terça-feira, 18 de Maio de 2010

SISTEMA DE REGADIO

 

Em Castelões tal e qual outras aldeias do concelho de Chaves, a agricultura é sem sombra de duvidas a actividade principal da aldeia, sendo que outras míni industrias que se estabilizaram na aldeia são sempre vistas como secundarias. Baseando-nos só na agricultura diremos que ela está sempre ao contrario de outras industrias dependente do tempo. Muita chuva não é bom, pouca chuva pode vir a ser devastador para as culturas.

 

Assim sendo a aldeia com o tempo recorreu à construção de poços de retenção de águas, vindas geralmente de nascentes adjacentes aos mesmos como são os casos do poço de Blortiga, vale Castanheiro e das Lagas.

 

A água era encaminhada pelos tradicionais "regos" que uma vez por ano eram limpos pela aldeia mais ou menos por esta altura de Abril-Maio. Os regos não mais eram que valas em terra batida e que se estendiam por vários quilómetros à volta da aldeia tirando sempre partido do declive do terreno usando a generosa "gravidade" para o transporte da água até ao local de destino.



 

Como em tudo, os novos aquedutos chegaram finalmente a Castelões e pelos meados dos anos 80 os regos foram substituídos pelo betão e aos poucos um novo sistema de regadio foi substituiuindo o antigo. Mais moderno, rápido e eficiente este novo sistema de regadio permitiu que os próprios poços de retenção das águas fossem melhorados e a sua capacidade de armazenamento aumentada. Para alem disso, o transporte da água é agora feito mais rápido e sem a preocupação de perdas da mesma no seu transporte.

 

Nas fotos de hoje podemos ver um pouco desses troços do aqueduto na área de Vale Castanheiro. Como podemos ver com um Inverno rigoroso os mesmos encontram-se ainda com muitas folhas e vários detritos que são limpos pela aldeia em dia a estabelecer pela junta. Com este novo sistema de regadio a aldeia tem agora mais facilidade e menos preocupações no tocante a águas de regadio, já que só o poço de blortiga de quando cheio contem água suficiente para regar uma vasta área de culturas, ao contrario de décadas passadas.

 

A aldeia ficou sem sombra de duvidas mais bem servida e com isso o agricultor com menos uma dor de cabeça. Fica aqui a promessa de no futuro abordarmos este assunto com mais detalhes e fotos, já que nós o consideramos de uma importância fulcral no desenvolvimento das culturas da aldeia.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:55

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS