Sexta-feira, 4 de Junho de 2010

EIRA DO CASTELO

 

Hoje vamos dar um saltinho até à Eira do Castelo. Para tal temos mais uma belíssima foto que remonta aos anos 80 (salvo erro) e que nos dá uma panorâmica desde a rua do Castelo para uma das Eiras mais pequenas da aldeia, mas por seu turno talvez uma das mais difíceis acesso.

 

Esta pequena Eira que se situa no topo da Rua do castelo já teve os seus tempos áureos e hoje em dia infelizmente esta dada praticamente ao abandono. O facto de não ser utilizada à varias décadas muito por culpa do acesso difícil fez com que quem a utilizasse procurasse outras alternativas. O facto de não existirem moradores à volta da mesma também ajudou em parte ao seu declínio.

 

Longe vão também os tempos em que os "putos" que moravam ali por perto faziam da pequena eira o seu míni campo de futebol fazendo as suas jogatinas ao entardecer pela sombra da majestosa nogueira. O maior problema era quando a bola saltava para o curral do "Juras", já que ninguém queria ir lá buscar a bola, ou então se a bola salta-se para a rua do Castelo o mais certo era ir buscar a bola ao fundo do campino.

 

 

Hoje em dia e como a foto atesta a eira carece de vida. As próprias casas que se encontravam à volta da mesma ruíram e o barulho das crianças a jogar à malha ou a dar uns pontapés na bola foi silenciado e substituído pelo cantar dos pássaros que por ali abundam.

 

Como referido anteriormente o difícil acesso feito pela rua do castelo do qual o seu elevado declive é a entrave principal, também ajudou ao facto de famílias não se terem establecido no local e consequentemente terem procurado outras saídas mais viáveis. No entanto mesmo sem a glória dos anos passados a Eira do Castelo vai resistindo ao tempo e às memórias que outrora em tempos de glória ofereceu.

 

Aliás se recuarmos no tempo, facilmente verificamos que este era um dos caminhos principais para as pessoas e "carros de vaca" se deslocarem para os campos situados a Norte da aldeia. A outra opção seria ir ao encontro do campo e subir a Santa Barbara que também não era de maneira nenhuma mais fácil. Muito mais haveria para dizer à cerca deste assunto, mas fica a promessa de o abordarmos mais vezes no futuro.

 

Desejos de um bom fim-de semana para todos

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:06

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS