Terça-feira, 22 de Junho de 2010

TRABALHOS NA ESTRADA DO SANTUÁRIO

 

Mais uma vez, quando Castelões precisa o povo aparece e ajuda. Foi este o caso desta obra necessária na estrada de acesso ao santuário da Senhora das Necessidades. Uma nasceste muito perto da estrada brotava incessantemente água para a estrada e provocava sempre danos que tinham de ser reparados constantemente.

 

 

A comissão que gere os destinos do Santuário, resolveu cortar o mal pela raiz. Com a ajuda de uma retro-escavadora para abrir uma vala desde a nascente até ao local de destino a comissão com a preciosa ajuda dos conterrâneos resolveu colocar um tubo para desviar a água da estrada.

 

 

Agora a água que danificava a estrada foi finalmente desviada para a valeta, para seguir o seu itinerário segundo a lei da gravidade  resolvendo-se assim da maneira mais eficaz um problema que subsistia a cada Inverno que passava.

 

 

Na foto podemos ver o Aníbal a colocar pedras e terra à volta do tubo

 

 

Ao lado alguns dos conterrâneos iam trocado ideias entre eles assim como aproveitavam um pouca a sombra para descansar. Estes são os trabalhos dos quais lembramos quando o sino da Igreja tocava e o povo reunia em frente ao forno com o destino de arranjar os estradões da povoação. A verdade é que hoje em dia o mesmo sistema ainda esta em prática.

 

 

Eis umas belas fotos a quando da vala estava a ser aberta pela maquina, bem ao centro da estrada e que mais uma vez foram oferecidas pela nossa repórter de serviço ao qual agradecemos mais uma vez pela colaboração ao cobrir mais este evento.

 

 

Como pode ser visto, não foi fácil abrir a vala por entre as lajes e o "selão", sendo que a utilização de meios mecânicos mais uma vez se tornou imperativo para proceder à conclusão da obra, sem que para isso a estrada estivesse fechada ao transito por muito tempo.

 

 

Terminada a obra a estrada ficou novamente aberta a todos. Na foto alguns dos presentes que "supervisionavam" o trabalho como são o caso do João Catarino, Aníbal, Júlio e o Armindo Rodrigues.

 

Mais uma vez o blogue de Castelões endereça os parabéns à comissão por mais um trabalho que era de necessidade e com um "mãos à obra" decidiram e eficazmente o concluíram. Esperamos no futuro poder relatar mais trabalhos desta ordem, para poder levar a todos os nossos amigos que nos visitam.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 13:48

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS