Terça-feira, 13 de Julho de 2010

PÃO CASEIRO

 

Pão caseiro, sempre fresco, sempre estaladiço sempre delicioso. Não à como uma bela fornada de centeio acompanhado com uma "lasca" de presunto e um copinho de tinto. Hoje em dia estas fornadas são mais pequenas, praticamente em miniatura já que o forno comunitário não coze.

 

 

As pessoas de Castelões adaptaram-se rapidamente à nova onda de fornos de lenha, e não perderam tempo em construírem estes mini-fornos para assim poderem usufruir dos mesmos a tempo inteiro e em casa, sem estar à espera da sua vez chegar quando o forno comunitário era o único forno que existia.

 

 

Para quem conhece estes pequenos fornos sabe perfeitamente que as voltas a dar para se cozer o pão em nada os diferenciam dos grandes fornos comunitários. Mas o facto de se estar em casa e gastar menos combustível (lenha) para cada fornada assim como cozer quando querem fazem destes fornos os preteridos.

 

 

Nem as "larentas" escapam aos min-fornos. Estes deliciosos pães que eram feitos das sobras da massa eram cozidos rapidamente devido ao seu tamanho diminuto. Eram os pães preferidos dos miúdos que esperavam à volta da padeira a hora em que elas saiam do forno para serem consumidas ainda de bem quentes.

 

 

Em Castelões as coisas não mudam, e ainda bem. Estes pequenos detalhes da vida rural são preservados e esperamos que continuem sempre a bom ritmo, afinal o nosso pão em Castelões já foi honras de reportagem da TV, e disso nós todos nos orgulhamos e para sempre guardaremos na nossa caixinha das memorias.

 

Obrigado Sandra por nos lembrares destes pequenos detalhes que sem sombra de duvidas nos trazem memorias de tempos difíceis mas que no fundo eram muito bons. Hoje em dia as "modernices" facilitam e muito a vida rural, mas à ainda quem não desista de ter em casa o que é realmente bom.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:43

Link Do Post | Adicionar aos Favoritos
De afonso cunha a 13 de Julho de 2010 às 11:38
Conheço este forno. Fica no meu bairro.

Aquela gordura derramada, indicia que por dentro daqueles pães tostadinhos...

Só de olhar para as fotografias, fiquei com a boca em água.

A tradição pela nossa terra ainda é o que era. Felizmente!


De Rosa ( galega ) a 13 de Julho de 2010 às 22:22
mmmmmm que boa a larenta!!! :) gosto moito do pan de Portugal, e do presunto, e da chouriça... jejeje viva Casteloes!!! ( desculpen pelo meu galego-portugues :P saudos
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Arquivos

RSS