Sexta-feira, 30 de Julho de 2010

UM POSTAL DOS ANTIGOS

 

E quem é que não se lembra desta bela chaminé bem lá no topo da aldeia? Hoje temos esta bela foto, que é uma autentica relíquia desta chaminé que existia em Castelões e que não sabemos ao certo se ainda existe. Para quem de pequeno como era eu naquela altura, ia para o poço de Blortiga para aprender a nadar, o atalho pelo alto do Calvário levava-nos a ver esta bela peca de arte.

 

Característica típica desta bonita chaminé era o facto de nunca se encontrar virada para o mesmo sitio, sempre que o vento soprava ligeiramente ela obedecia e com um ligeiro ruído por entre as suas latas ela ia virando consoante a direcção do vento.

 

Esta foto é um autentico postal de Castelões, pois como podemos ver por entre um mar de trabalho na agricultura e no trato dos animais, o homem encontrava sempre um passatempo para exprimir um pouco da sua arte e mostrar aos outros um pouco do que a sua imaginação poderia exprimir.

 

O homem do cachimbo com um corpo de funil e uma pá que a fazia virar de quando o vento soprava foi um inegável símbolo da aldeia por entre muitos outros que vamos sempre mostrando. É com muita pena minha que este símbolo desapareceu dos telhados, e espero que tenha sido guardado para eventualmente um dia ser novamente um farol de inspiração para todos aqueles que vivem na aldeia e dela fazem o seu lar.

 

Um muito obrigado ao Afonso por esta bela lembrança e espero no futuro ter a oportunidade de trazer muitas mais para relembrar.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 12:39

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS