Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

MAIS UMA PÉROLA DE CASTELÕES

 

E hoje vamos mostrar ao mundo, mais uma das pequenas pérolas que Castelões oferece. Estamos desta feita a falar de mais uma construção em granito que se situa na Rua Central, a meio caminho entre o forno comunitário e o cruzeiro.

 

Fazendo esquina com a Rua Direita temos então esta moradia que pertence à família Luzio. Toda ela edificada em granito (material abundante e predilecto da altura) a mesma apresenta vários detalhes de construção de relevância que iremos tentar destacar.

 

Em primeiro gostaríamos de salientar a forma como o granito foi talhado, já que o construtor não se poupou a trabalho quando da elaboração dos blocos que fazem parte da construção. Um outro detalhe muito típico da região e de Castelões é o facto da adega se encontrar nos baixo da moradia e como pode ser visto na foto a pequena porta que geralmente se situava nos baixos da moradia dava entrada para a adega e todo um aparato de trabalho no campo assim como o indispensável lagar e os pipos que adornavam as mesmas.

 

 

Na entrada principal, e como não poderia deixar de ser o dono da moradia não dispensou de identificar a casa com o seu cunho pessoal deixando para a prosperidade o seu nome e o ano da construção.  Assim sendo o António Luzio gravou o seu nome à precisamente 134 anos (quase 135) no topo da entrada principal.

 

Hoje em dia é com muita honra e orgulho que a família Luzio preserva o lar dos seus antepassados da mesma forma como ela foi construída, dando-lhe apenas um aspecto actual com portas e janelas contemporâneas e uma pintura branquinha que a faz sobressair das casas vizinhas.

 

 

Não me gostaria de despedir sem enumerar mais uns detalhes da moradia e que se trata do belo e elaborado telhado com os barrotes cortados com um pequeno efeito ou feitio e também a restante "cornija" toda elaborada em madeira o que dá um aspecto único.

 

Para alem deste detalhe do telhado, apelo também à pequena lápide pela parte superior da porta da adega e ao qual não sabemos a sua finalidade ou o que estaria ali escrito. Talvez alguém nos possa disponibilizar essa informação e postala na área de comentários.

 

Publicado Por Aldeia de Castelões às 12:44

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
1 comentário:
De Armindo Rodrigues a 31 de Agosto de 2010 às 18:36
Caro José, mais uma vez é com muito gosto que dou a minha contribuição para o blog. A inscrição na lapide, apesar de já não ser visível, era a seguinte: "Taberna de Francisco Luzio 1953". A informação foi facultada pelo próprio Francisco, e a inscrição foi feita pelo conhecido José maneta.

Um abraço do amigo,

Armindo Rodrigues

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Arquivos

RSS