Terça-feira, 5 de Outubro de 2010

AS NOVAS CONSTRUÇÕES

 

Como todos nós sabemos, as aldeias da nossa região tiveram os seus inícios em termos de construções com os materiais mais abundantes e oferecidos pela natureza. Neste aspecto o granito parte à cabeça como o material de construção mais utilizado, já que um pouco por toda a parte o granito salta à vista.

 

O preço era também um factor muito importante a ter em conta, porque era grátis, tendo no entanto que o construtor laborar o mesmo com maior o menor precisão. Sabendo de antemão as ferramentas dispostas da data assim como todos os utensílios que as pessoas utilizavam, podem deduzir a enormidade de trabalho para conseguir construir algo por mais pequeno ou grande o projecto fosse.

 

Mesmo assim os trabalhos elaborados pelos nossos antepassados são de louvar e são dignos de registo pelo trabalho árduo realizado na sua preparação, transporte e edificação.

 

 

Hoje em dia os materiais são mais maleáveis, e o betão na maioria dos casos veio substituir o granito. O material é rapidamente acessível, mais isolador e dá um aspecto moderno à construção.

 

A nova vaga de construções em Castelões atesta bem esta tese e julgo ser o que normal se passa em outras aldeias da região e do país. Mesmo assim à quem não resista a ter uma "traça" do original, e o que naqueles tempos era um produto "grátis" e abundante é agora um produto caro e considerado de elite.

 

Em Castelões e talvez devido à localização da pedreira na aldeia, alguns dos conterrâneos decidiram manter a traça original das casa quando construíram novas moradias, em especial no centro da aldeia e outros como é o caso desta moradia no Outeiro do Seixo de um emigrante Estado-unidense que já voltou à terrinha Natal, decidem em complementar as moradias com a colocação das fachadas em granito. O Granito é trabalhado na pedreira, transportado agora em camiões e colocado na obra numa questão de horas.

 

As novas moradias ficam assim com este aspecto rústico e típico de aldeia dando-lhes um belo "look" à arquitectura das mesmas. Com isto dão-se também as devidas honras aos nossos antepassados dizendo-lhes que jamais nos esqueceremos dos seus trabalhos, apenas os melhoramos.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:44

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Número de Visitas

free html visitor counters
hit counter

●O Tempo em Castelões

Weather Forecast | Weather Maps

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Fotos no Flickr

www.flickr.com

●Arquivos

RSS