Terça-feira, 5 de Fevereiro de 2008

O INVERNO



Estamos na estacão do frio, É Inverno e na nossa região serrana não é surpresa nenhuma para ninguém o enorme frio que assola a aldeia assim como os nevões que de uma forma geral cobrem com um manto branco a terra tornando qualquer tipo de cultivo praticamente impossível.


Tendo trabalhado arduamente durante um ano sem ferias os agricultores têm agora um pequeno descanso (se é que se pode chamar isso) ate à Primavera, do qual manter os animais bem alimentados passa or ser o trabalho mais mediático para alem de ter em casa nas lareiras um bom e bem quente fogo.


Assim sendo à mais algum tempo para dedicar a outras actividades como é o caso da que estamos a ver na foto. Praticar o tiro ao alvo para não perder a pratica para altura da caça é um dos muitos "hobbies", no entanto se pelo caminho aparecer um "Melro" também ele vai servir de alvo. Na foto que data já dos anos 80 podemos ver o Virgílio Monteiro mais conhecido pelo "Russo" e o Júlio Cabeleira também ele mais conhecido pelo "Maneta" numa dessas muitas saídas após um nevão.


A foto foi tirada no lugar da Fonte Falgueira e por trás deles pode-se ainda ver uma "meda de palha" que abundavam pelas eiras da aldeia. Agora com a construção de palheiros tudo fica debaixo de telhado mas em tempos esta era a forma de armazenar a palha após as ceifas e malhadas sem que a mesma não se estraga-se. Um facto curioso sobre esta foto é facto de no lugar da meda de palha estar hoje edificado o Centro Cultural e Desportivo da aldeia, quem diria que uma década ou duas mais tarde este seria o lugar do mesmo.


Infelizmente pelo que podemos verificar a caçada na rendeu lá muito, espero que pelo menos o Russo e o Maneta fiquem hoje mais contentes com a dedicatória do post do que ficaram naquele dia frio em que resolveram sair de casa para dar uns tirozitos.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 01:21

Link Do Post | Adicionar aos Favoritos
De joao afonso RIO. brasil a 15 de Março de 2008 às 20:27
Há tempos observo os blogs da minha região...o Romão e voces....aguas frias..Castelões....gostaria de manter contato convosco..vivo no Rio de Janeiro - brasil..gostaria mesmo...sou de Noval..chaves....me interesso pela região...suas tradições..suas coisas suas gentes..abraços.....jjoao-aafonso@hotmail.com.........até!!
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Arquivos

RSS