Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

RIFA DA SENHORA DAS NECESSIDADES

 

Realizou-se no passado dia 4 de Julho nos Estados-Unidos o sorteio da rifa que fora anunciado aqui no blogue de Castelões em post no dia 24 de Maio do corrente ano.

 

 

Ultrapassadas que foram as dificuldades iniciais, visto que o parque ficou fechado a todo o tráfego automóvel devido ao elevado fluxo, foi então hora de assentar campo e começar a tirar partido do bonito dia que tinha sido reservado a todos os conterrâneos que participaram na festa. As senhoras estenderam na área varias cobertas e partilharam muitas historias trocando fotos dos novos rebentos.

 

 

Já os homens (trajados a rigor) tiveram uma atitude bem Portuguesa. Muita cerveja, muito tinto e em especial muita papinha. Por entre bifanas, presunto, codornizes, churrasco e já no final do dia uma grande sardinhada, preparada na maioria pelo Jorge (e já lá iremos falar mais tarde dele) de tudo se serviu na mesa para satisfazer o nosso grande e vasto paladar Lusitano.

 

 

 

Aos poucos os nosso amigos da terrinha, foram aparecendo. Uns de mais perto outros de bem longe, como o caso do Casimiro e família que resolveram participar na festa vindos de bem longe. Para eles em especial o nosso obrigado pela participação, visto que tiveram que realizar uma viagem de quase duas horas para estarem presentes.

 

 

O dia esteve de facto uma delícia, e para quem quis também ele serviu para bronzear assim como dar uma espreitadela na agua (fria) do mar que estava mesmo ali ao lado.

 

 

Nas mesas o fluxo de tintos deu ao repasto a cor e porque não a alegria de poder juntar há mesma festa um número razoável de Castelemuenses.

Ficou então a promessa (entre todos) de efectuar ainda este ano, mais um repasto para que possamos mais uma vez congregar e juntar as nossas famílias. Assim além fronteiras poderemos todos juntos passar o testemunho aos mais novos, para eles também um dia nunca esquecerem as raízes
.

 

 

 

O Cândido ia dando o mote, juntando o útil ao agradável. Muitos foram os amigos que trouxeram o seu próprio vinho feito em casa, com os métodos artesanais que aprenderam numa aldeia serrana Transmontana.

O Cândido orgulha-se de cultivar o seu próprio vinho em casa, com videiras que ele plantou e cuidou e que agora não dispensou em partilhar com todos nós.

 

 

Como não poderia deixar de ser, não poderíamos deixar de agradecer ao Jorge, que nos deliciou durante o dia com os diferentes grelhados que caiam a ritmo bem apressado na sua grelha portátil.

Nem a lesão (a um pé) o debilitou de poder dar o seu contributo, e acompanhado de uma geladeira cheia de cerveja Portuguesa bem fresquinha, também ele não deixou de acompanhar e participar neste evento.
  

 

 

O Armando (em primeiro plano) mais conhecido em Castelões pelo "malino" ia saltitando de mesa em mesa à procura de tinto e petiscos.

Nesta Ilíada também eu o acompanhei, já que por aonde ele passava o Zé acompanhava e juntos com as suas histórias engraçadas que não têm fim fizemos um par ideal.

 

Mas vamos então ao tema principal do post de hoje que é a rifa. A mesma teve o seu início em Fevereiro entre um conjunto de pessoas (ao qual agradeço desde já o seu empenho na elaboração e planificação dos eventos) embora os bilhetes estivessem somente dispostos a partir de Maio. Foram emitidos 1000 bilhetes e a venda superou as expectativas, sendo que apenas 2% dos bilhetes não foram vendidos.

 

Em baixo poderão ver um pequeno vídeo do sorteio, assim como um pouco do que se viveu neste dia de festa de Castelões, versão Americana. O dinheiro da rifa reverterá para fins de melhoramentos no Santuário da Nossa Senhora das Necessidades, mais propriamente para a finalização do recinto multiusos.

 

 

 

Quis o destino que o José Gonçalves fosse o vencedor da rifa, ao qual se prontificou a repartir o premio entre a Senhora das Necessidades. No final serão enviados para Portugal um montante de 4300 dólares, que serão entregues à comissão de festas ainda no mês de Julho.

 

Não me gostaria de despedir sem agradecer mais uma vez a todos os que fizeram este evento possível. Sobre pena de me esquecer de alguém não deixarei aqui os nomes, já que realmente foram bastantes pessoas envolvidas, em especial na venda dos bilhetes. Não foi fácil, mas com vontade tudo se faz e fez. O meu sincero muito obrigado a todos.

 

Esperamos agora que outras comunidades emigrantes de Castelões, consigam também elas participar e desenvolver por entre elas os convívios entre conterrâneos e porque não ajudar na medida do possível a nossa Senhora das Necessidades, porque temos em Castelões um local único que cresce a olhos vistos, mas que precisa da ajuda de todos nós, ja que da edilidade nada vem em termos de fundos e da sede de freguesia idem idem.

Publicado Por Aldeia de Castelões às 02:06

Link Do Post | Comentar | Adicionar aos Favoritos
2 comentários:
De afonso cunha a 11 de Julho de 2009 às 00:38
Este vídeo lembra-me o dia sensacional que passei nesse mesmo parque, num 5 de Julho de á muitos anos passados e na companhia de alguns dos mesmos amigos que agora revejo com saudade.

Foi com satisfação que vi amigas e amigos de longa data e pelo que deu para ouvir, brevemente terei o prazer de cumprimentar alguns pessoalmente.

Tão Nobre foi a causa que os motivou a este encontro, como Nobres foram aqueles que colaboraram na iniciativa, respondendo mais uma vês à chamada para uma causa da Terra, a mesma que um dia deixaram fisicamente mas que está permanentemente presente nos seus corações.

Para todos, quero enviar um fraterno abraço, desejando-lhes as maiores felicidades.

ac
De J. Pereira a 10 de Julho de 2009 às 07:18
Parabéns e muitas felicidades para os amigos de Castelões que tão bem sabem representar o seu torrão natal.

Comentar Post

●Mais Sobre Mim

●Pesquisar Neste Blog

 

●Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

●Contactos


bogas.raul@hotmail.com
marrocos.7@hotmail.com
afcunha55@hotmail.com
jmg70@cox.net

●Links Favoritos

●Castelões no Youtube

Viva Castelões
Marcha de Castelões
Aldeia de Castelões
Pão Comunitário
Chegada da Procissão 2008

●Arquivos

RSS