Já fazia muito tempo que desejava fazer um post aqui pela área da aldeia mais a Sul. Estamos a falar precisamente do Pombal. O pombal há varias décadas atrás situava-se algo desenquadrado com a aldeia. A razão pela qual digo isto é simplesmente pelo facto de existir um fosso de habitações entre a ultima casa da aldeia que naquele tempo tratava-se da escola e o principio desta travessa.
Hoje porem a aldeia esta tão "esticada" que esse fosso habitacional deixou de ser um problema. Os residentes foram ocupando os espaços em frente a estrada principal e com o passar dos anos a área ficou cada vez mais composta e com bastantes habitantes.
Hoje em dia o núcleo original de casas no pombal ainda nos oferece a sua traça original, se bem que as casas com o tempo foram elas também alvo de renovações que a era moderna nos obriga a fazer. Na foto em cima podem ver a travessa do Pombal já finalmente com um piso que merece, porque muitos e longos foram os anos que esta travessa era apenas em terra batida.
Também não poderia deixar de salientar o facto de ser no Pombal que alguma da industria da aldeia existe. Por aqui podemos encontrar os serralheiros da aldeia e que também já tiveram honras de cartaz. Como podem ver na foto portões de todas as formas e feitios podem ser fabricados, sendo tudo uma questão de gosto.
Ficamos hoje por aqui com a promessa que voltaremos assim que pudermos a esta área do Pombal para poder contar mais historias sobre a mesma.
● Blogs de Chaves
● Chaves I
● Aldeias de Chaves
● Aveleda
● Eiras
● Faiões
● Paradela
● Segirei
● Valdanta
● Imprensa Regional
● Outros Blogs de Chaves
● Cancelas
● Chaminés
● Lumbudus
www.flickr.com |